logo RCN

Inaugurada Capela Mortuária José Preis, no Paranaguamirim

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Nova capela, entregue pela Prefeitura, oferece locais de velório e homenageia legado de José Preis, ícone da região

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), realizou a entrega da Capela Mortuária do bairro Paranaguamirim, um espaço de 217 m² com dois ambientes para velório, cada um equipado com copa, área de serviço e dois sanitários. Essa obra, que teve um investimento de R$ 727.005,05 provenientes dos cofres municipais, foi um esforço para atender a uma demanda antiga da comunidade.

O prefeito Adriano Silva expressou sua confiança de que a capela proporcionará maior dignidade em momentos difíceis para as famílias: "Resolvermos realizar essa obra e criar dois espaços para velório porque é um bairro que cresce e, se precisar, a comunidade tem esse espaço aqui".

O local recebeu o nome de Capela Mortuária José Preis, em homenagem ao legado de José Preis, conforme determinado pela Lei 9412/2023, proposta pelo vereador Lucas Souza. José teve participação significativa na construção da Igreja Santa Luzia e foi ativo na comunidade, atuando como sonoplasta, ministro da Eucaristia e realizando ações altruístas, especialmente levando a Eucaristia aos doentes.

Florentina Berkemblock Preis, viúva de José, emocionou-se ao participar da entrega da capela, relembrando a dedicação do marido à comunidade: "Meu marido nunca disse não para ninguém, sempre falava a verdade, ajudou muita gente principalmente os pobres e doentes. Na igreja, ele fazia tudo".

O vereador Lucas Souza ressaltou a importância de corrigir uma lacuna na Zona Sul da cidade: "O Paranaguamirim é o nosso maior bairro da Zona Sul, queria resumir esse sentimento em uma palavra: dignidade. Estamos corrigindo essa injustiça".

O padre Jackson Rampelotti, ex-pároco da Paróquia Santa Luzia, também expressou a relevância desse espaço para a comunidade: "Uma capela mortuária é para os vivos onde possam, nos momentos mais difíceis, ter um lugar digno para fazer a última despedida do seu ente querido".

O projeto da capela foi desenvolvido pela Unidade de Projetos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a obra contou com a colaboração da Unidade Regional de Obras Sudeste. O secretário de Meio Ambiente, Fábio Jovita, ressaltou o esforço conjunto para atender a essa necessidade, incluindo a preparação de um terreno adjacente para servir como estacionamento para as famílias.

Saiba como será o cronograma da obra de iluminação no trecho da Rua Ottokar Doerffel Anterior

Saiba como será o cronograma da obra de iluminação no trecho da Rua Ottokar Doerffel

Mutirões removem 6,6 toneladas de fiação ociosa Próximo

Mutirões removem 6,6 toneladas de fiação ociosa

Deixe seu comentário